Anos 1970: televisão em cores, discos e cultura popular
Trocar a televisão preto e branco por uma colorida podia ser um acontecimento familiar. Escolher um LP, montar uma seleção em fita ou vestir uma roupa de baile eram outras maneiras de participar de uma década cheia de sons e imagens. Nos anos 1970, cultura de massa e experiências locais se encontraram de formas distintas: o brilho das discotecas não apagava o samba, o rock ou os muitos cotidianos brasileiros.
Brasil: a televisão ganha cores
A implantação da televisão em cores no Brasil ocorreu em 1972, depois de experiências anteriores. A transmissão da Festa da Uva, em Caxias do Sul, integra os marcos dessa passagem. O Bem-Amado, exibida em 1973, tornou-se uma referência entre as primeiras produções brasileiras realizadas em cores. A troca de tecnologia, porém, não fez desaparecer os aparelhos antigos de uma hora para outra.
Novelas, programas de auditório e atrações de domingo consolidavam hábitos de audiência. Cenários, figurinos e publicidade ganharam outro impacto visual, mas muitas pessoas continuavam vendo o mesmo conteúdo em preto e branco. Quando uma lembrança menciona a cor de um programa, é preciso considerar também o aparelho no qual ele foi assistido.
Discotecas e música: vários mundos na mesma década
A disco colocou pistas de dança e produção musical em evidência, com batidas regulares, arranjos dançantes e grande presença de baixo, cordas e metais. Artistas como Donna Summer e grupos como os Bee Gees fazem parte desse imaginário internacional. Os Embalos de Sábado à Noite ajudou a ligar cinema, moda e música na memória popular.
No Brasil, a década também pertence a Milton Nascimento, Elis Regina, Tim Maia, Raul Seixas, Gal Costa, Chico Buarque e muitos outros. Samba, soul, rock e MPB revelavam experiências diferentes. O Clube da Esquina e a força de compositores de diversas regiões lembram que a música brasileira não era um bloco único. As restrições da censura também influenciavam criação, circulação e interpretação.
Aparelhos de som e o ritual do disco
Toca-discos, receivers, caixas acústicas e gravadores podiam formar um pequeno sistema doméstico. Ouvir um álbum incluía observar a capa, acompanhar os créditos e decidir quando virar o disco. Fitas cassete facilitavam a seleção de músicas e a gravação de programas, mas o resultado dependia do equipamento, da fita e da fonte de áudio.
O primeiro Walkman da Sony foi lançado em 1979, no Japão. Por isso, ele pertence ao final dos anos 1970 como lançamento e aos anos seguintes como experiência de maior circulação em muitos lugares. Esse detalhe mostra por que não devemos confundir a data de estreia internacional com a adoção brasileira. Conheça também a seção de música em mídia física.
Cinema: novas aventuras, novos públicos
Tubarão e Star Wars ajudam a lembrar a força adquirida pelos grandes lançamentos internacionais. A experiência começava no cartaz e continuava na fila, na sala e nas conversas posteriores. Antes de rever um filme a qualquer momento, muitas pessoas precisavam esperar uma reprise ou uma nova exibição.
O cinema brasileiro reunia produções populares e trabalhos autorais, com circuitos e públicos distintos. Filmes, críticas em jornais e revistas especializadas são fontes úteis para reconstruir essa diversidade. O sucesso internacional de uma obra não garante que todas as cidades brasileiras a tenham recebido simultaneamente.
Brinquedos, publicidade e personagens
Jogos de tabuleiro, bonecas, carrinhos e conjuntos de figuras articuladas ajudavam a transformar histórias em brincadeira. Estrela e outras fabricantes integravam um mercado em que televisão, catálogo e vitrine aproximavam produto e infância. A circulação dos brinquedos dependia da região e da condição econômica; brincadeiras de rua continuavam presentes.
A publicidade procurava fixar marcas por meio de bordões, jingles e personagens. Esses materiais são documentos de linguagem e consumo, mas não retratos neutros da sociedade. Ao revisitar uma propaganda, vale observar o que ela mostrava sobre família, trabalho e gênero, além de reconhecer estereótipos que hoje merecem discussão.
Automóveis, objetos e Brasil cotidiano
Fusca, Brasília, Chevette e outros modelos ajudam a reconhecer paisagens brasileiras da década. Design, mecânica e anúncios faziam do carro um símbolo de mobilidade e ascensão para parte da população. O desenvolvimento urbano convivia com transporte coletivo, longos deslocamentos e desigualdades de acesso.
A Copa de 1970 é um marco esportivo brasileiro, mas a década também foi atravessada pela ditadura, por crises econômicas internacionais e pelas disputas que antecederam a abertura política. Telefones de disco, máquinas de escrever e fotografias impressas guardam histórias menos espetaculares e igualmente importantes. Nos anos 1980, videotapes, videogames e computadores acrescentariam novas experiências a essa vida material.
Fontes e leitura complementar
Memória Globo: televisão de 1965 a 1974
Os exemplos apresentados são um recorte cultural. Lançamentos, circulação e acesso variaram entre países e regiões. Envie sugestões e correções pela página Contato.